Escolas do Rio podem ficar fechadas por até seis meses devido pandemia

PUBLICIDADE

O secretário estadual de educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, declarou na terça-feira, 24, que as escolas do Rio podem ficar fechadas por até seis meses. De acordo com Pedro, não existe um prazo exato para as escolas públicas e privadas do estado reabrirem. O secretário acredita que a atual pandemia deve durar pelo menos três meses, prazo já previsto por alguns especialistas, mas que os problemas podem se estender por mais de um semestre.

Inicialmente, as aulas retornariam dia 30 de abril, mas o retorno já foi suspenso pelo Gabinete de Crise e Prevenção do Rio. Os alunos da rede pública não perderão o ano, pois as aulas nesse período são online através do Google Classrom.

O secretário pediu que as pessoas tenham um pouco de paciência sobre as avaliações das crianças e adolescentes, pois o modelo adotado irá variar de acordo com o tempo que a escola ficar paralisada. Se a paralisação for de três meses, será de uma forma e se ficar um semestre será de outra maneira, podendo até mesmo ser online.

As universidades também estão adotando as aulas online com provas sem data definida. Embora não exista nenhuma decisão oficial sobre o assunto, pois depende muito de como o país estará sobre a pandemia no fim da primeira fase da quarentena (entre 7 e 15 de abril), tudo indica que os alunos terão aulas nas férias de verão.

Em São Paulo, mais de cem mil professores tiveram suas férias adiantadas para esse período, bem como as férias dos alunos está sendo contabilizada nesse período de paralisação. O Rio deve adotar medida semelhante, já que também vive a quarentena total, permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais.