Bolsonaro perde maior aliado em meio à crise: ‘ignorância não é virtude’

PUBLICIDADE

O pronunciamento de Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira (23), revoltou muita gente e o presidente da República começa a perder aliados. Eleito em 2018, ao derrotar o Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno, Bolsonaro enfrenta o momento mais delicado do governo iniciado no dia 1º de janeiro de 2019.

O presidente foi à rádio e TV e se manifestou sobre o novo coronavírus. A mensagem à nação contraria recomendações médicas e as orientações passadas pelo Ministério da Saúde. Profissionais da saúde, população em geral e até aliados de Bolsonaro se manifestaram contra.

Entre os governadores, um dos maiores aliados de Bolsonaro era o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). O político se manifestou de forma veemente contra o presidente. “Com tranquilidade, mas com a autoridade de governador e de médico, eu afirmo que as declarações do presidente não alcançam o estado de Goiás. As decisões em Goiás serão tomadas por mim, com base no trabalho de técnicos e especialistas”, afirmou Caiado.

Bolsonaro chamou o coronavírus de “resfriadinho” e “gripezinha”. O vírus já matou 46 pessoas no Brasil e quase 20 mil em todo o mundo. No momento, algumas cidades e estados adotaram a quarentena. “Tanto na política como na vida, a ignorância não é uma virtude”, afirmou Caiado, em tom bastante critico ao presidente.

O afastamento de Caiado mostra um certo isolamento de Bolsonaro neste momento difícil. Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, e João Doria, governador de São Paulo, já vinham se manifestando publicamente contra o presidente da Re´