Saiba quem escreveu o discurso de Bolsonaro com os termos ‘gripezinha’ e ‘resfriadinho’

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro causou polêmica ao fazer pronunciamento em rede de rádio e TV na noite desta terça-feira (24). O chefe do Executivo usou termos considerados polêmicos, passou informações imprecisas e está sendo criticado até mesmo por aliados.

Em pronunciamento de quatro minutos, Bolsonaro criticou e elogiou a imprensa, elogiou os profissionais da saúde, mas foi na contramão de todo o mundo, inclusive, de seu ministro da saúde, Henrique Mandetta, ao falar em voltar à normalidade.

“O vírus chegou. Está sendo enfrentado por nós e, brevemente, passará. Nossa vida tem que continuar, os empregos devem ser mantidos, os sustentos das famílias devem ser preservados. Devemos, sim, voltar a normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transporte, o fechamento de comércio e o confinamento em massa”, afirmou o presidente, que se referiu ao coronavírus como “gripezinha” e “resfriadinho”.

O discurso de Bolsonaro, de acordo com informações do Estadão, teria sido preparado com a presença de poucas pessoas. O vereador Carlos Bolsonaro, filho de Jair, teria participado da confecção do discurso. Além dele, teriam participado assessores mais próximos de Bolsonaro, responsáveis pelas redes sociais do presidente.

À CNN Brasil, Bolsonaro teria afirmado que ele mesmo escreveu o pronunciamento, sem a ajuda de ninguém. O que se tem certeza é que o discurso do presidente viralizou e gerou uma onda de críticas em meio à pandemia de coronavírus. 

O mundo está contabilizando os mortos devido ao vírus que se disseminou a partir da China e chegou a vários países do mundo. Na Itália, principal foco da contaminação no momento, mais de seis mil pessoas já morreram.