Coronavírus: primeira morte fora do Sudeste é registrada e preocupação aumenta

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus se disseminou pelo mundo inteiro, tendo começo na China. No Brasil, foi confirmada a primeira morte da doença fora da região Sudeste do país, e a preocupação aumenta, requerendo mais atenção da população para as práticas de prevenção.

O óbito aconteceu em Manaus, capital do estado do Amazonas. O paciente tinha 49 anos de idade e era portador de hipertensão arterial sistêmica, fator que, o colocava no grupo de risco da doença, desempenhando um papel fatal junto com o vírus.

As informações foram confirmadas pela Susam (Secretaria de Estado de Saúde do Estado). A pessoa era natural de Parintins, que fica a aproximadamente 400 km da capital do estado.

Ao começar se sentir mal, foi internado na capital de Manaus neste sábado (21). No dia seguinte, sofreu uma parada cardiorrespiratória, sendo socorrido a tempo e estabilizado. Na terça-feira (24), o quadro do paciente agravou, levando-o a morte no período noturno.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atenta para as precauções a serem tomadas com a finalidade de evitar ainda mais a disseminação do vírus. Dentre elas, está o isolamento social, evitar abraços e beijos e higienizar as mãos.

Os números no Brasil e no mundo

De acordo com os dados divulgados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o Brasil contabiliza, até o momento, 2.276 infectados pela Covid-19 e 47 mortes, sendo 40 delas no estado de São Paulo. Segundo a OMS, a doença já contaminou 372 mil pessoas no mundo, fazendo 16.231 vítimas fatais.