Coronavírus: Brasil deve ser país com maior número de casos no mundo; Ministério explica

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo segue com números cada vez maiores e assustadores. Os últimos dados divulgados no início da noite desta terça-feira (24) mostram que no mundo há mais de 417 mil casos confirmados sendo que mais de 18 mil foram a óbito.

Um caso ainda mais preocupante foi dito pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, dizendo que a tendência é que o país se torne o país com o maior número de casos do novo coronavírus em todo o mundo.

Essa informação foi dada nesta última terça-feira (24). Tudo isso se deve ao fato de que o Ministério da Saúde desenvolveu um projeto que permite fazer testes em um maior número para toda a população.

No Brasil, o teste que é utilizado pelas unidades de saúde é o RT-PCR, que pode reconhecer o vírus através de uma amostra coletada através de um cotonete. Além desse exame, há um ainda mais rápido que contabiliza os anticorpos que se modificam na presença do Covid-19.

O objetivo de usar esse tipo de teste é que saiam resultados cada vez mais rápidos para conseguir controlar melhor a pandemia e também assegurar o estado de saúde dos profissionais que estão expostos ao vírus constantemente.

“Com este estudo de uma avaliação sorológica da população, que teremos uma amostragem adequada por faixa etária, nós poderemos entender como é que esse vírus comporta no nosso meio, para que a gente possa tomar as medidas mais adequadas”, diz Helena Saito, coordenadora de contingência do novo coronavírus em uma entrevista concedida para o portal de notícias do UOL.