Bebê morre com suspeita do Covid-19 no Brasil; despedida da família é triste

PUBLICIDADE

Em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, foi divulgado para a mídia o caso de um bebê no Brasil que morreu com suspeita do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O menino tinha 3 meses

A morte do bebê aconteceu nesta terça-feira, 24 de março. O menino vivia na cidade de Bela Vista, no interior do estado. O bebê tinha sido internado em um hospital de sua cidade e posteriormente foi transferido para o HR de Campo Grande, que hoje é uma das referências nacionais para tratar o Covid-19.

Foi utilizada a condição ‘vaga zero’, quando a unidade de saúde não espera o direcionamento da central de regulação por se tratar de um caso extremamente grave. Por mais que estivesse em estado grave, o bebê não estava conectado a um aparelho respiratório quando deixou sua cidade, essencial para tratar casos de Covid-19.

A secretária do município, Maria Paula, informou que pedirá para a SES (Secretária do Estado de Saúde) acelerar os resultados dos exames feito pelo Lacen (Laboratório Central), já que se trata de um óbito. Não há casos confirmados e nem investigados de Covid-19 na região onde o menino morava.

Embora os sintomas sejam parecidos com a Covid-19 a A SES informou que “o caso epidemiologicamente não se encaixa como coronavírus” , e que a criança possivelmente teve infecção generalizada. Além disso, a mãe da vítima é portadora de HIV, o que pode ter ajudado a agravar a situação do bebê.

A despedida da família é o mais triste, pois foi orientado que os parentes e a funerária façam um velório de, no máximo quatro horas, sem comida e água, evitando aglomerações. Além do mais, idosos, crianças e gestantes não devem se despedir do garoto.

A  recomendação no momento é para que todos velórios sejam assim e para que redobrem a atenção, reduzindo o contágio o máximo possível.