Pandemia apocalíptica: carta da ONU para Bolsonaro prevê cenário devastador

PUBLICIDADE

Antônio Guterres, secretário-geral da ONU, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro e a todos os líderes do G-20 nesta última segunda-feira (23), alertando as maiores economias do mundo para que fiquem unidas e assim tentem combater a crise que vem sendo gerada pelo novo coronavírus.

Para a ONU, o G-20 precisa encontrar uma saída para os países mais pobres porque a situação tende a piorar ainda mais nas próximas semanas. O UOL informou que conseguiu uma cópia do documento que faz um alerta de que o mundo pode enfrentar uma ‘pandemia de proporções apocalípticas’.

Nesta semana tem uma reunião marcada para o G-20, e eles irão mantê-la, apesar de existir uma dificuldade para que encontrem um plano comum. Guterres fez questão de ressaltar que o mundo espera que o G-20 encontre uma ação que consiga salvar o mundo do caos em que está mergulhando.

Os países ricos estão enfrentando grandes desafios e o impacto sócio-econômico será enorme. Baseado nisso, é possível imaginar então o que acontecerá com os países pobres. O chefe da ONU falou em uma recessão e que será preciso uma resposta inédita à pandemia causada pelo coronavírus, mas ele acredita que esta será a oportunidade do G-20 se mostrar solidário ao restante do mundo, de forma especial com os mais vulneráveis.

Outro pedido feito pela ONU é que haja coordenação de forma que os suprimentos médicos cheguem a todos os cantos do mundo e nenhum país possa barrar a exportação dos equipamentos e também remédios.

Qualquer coisa que não atenda esse compromisso poderia levar a uma pandemia de proporções apocalípticas afetando a todos nós“, afirmou o secretário-geral.