Coronavírus: higienize corretamente roupas, toalhas e roupas de cama

PUBLICIDADE

Em meio a pandemia mundial do novo coronavírus, é imprescindível uma correta higienização das roupas, toalhas e roupas de cama, além é claro de higienizar bem as mãos, evitar contato com olhos, nariz e boca e praticar o máximo possível o isolamento social.

O doutor Luís Fernando Brígido, médico do Centro de Virologia do Instituto Adolf Lutz, concedeu uma entrevista para a Revista Casa e Jardim e na oportunidade orientou quais as medidas devem ser tomadas para uma correta higienização desses utensílios em casa.

É fundamental o uso de água e sabão na lavagem das roupas, uma vez que o Covid-19 é eliminado em contato com o sabão, independente do tipo de tecido, redobrando a atenção para roupas de poliéster, que mantém vírus vivo por mais tempo.

Se possível, opte pela água quente para lavar qualquer roupa, uma vez que ela ajuda a desinfetar mais facilmente. O coronavírus é sensível a alta temperatura e ação de detergentes, mesmo que desinfetantes a base de água sanitária com concentração 0,2% sejam ainda mais eficientes.

Não sacuda ou manipule suas roupas se você tiver acabado de chegar da rua, uma vez que isso pode liberar os vírus no ar. Retire-as em um local apropriado e lave bem as mãos. Quanto a secagem, opte pela maior temperatura dentro da recomendação de cada tecido, secar ao sol pode ser mais eficiente.

Esfregue as roupas, seja manualmente ou com a máquina, pois ajuda a eliminar o vírus de uma melhor forma. Por fim, se você mora com alguém que esteja infectado, separe todas as roupas, toalhas e roupas de cama dele e lave separadamente, lembrando para não compartilhar com ele o uso de nenhum desses itens.