Coronavírus: o vírus fica na barba e precisa tirar? Não são só homens que têm de se cuidar

PUBLICIDADE

Em meio a pandemia mundial do novo coronavírus, que já teve quase 395 mil casos confirmados no mundo e 1.891 no Brasil, muitos homens que usam barba por fazer ou aparadas estão em dúvida se é preciso retirá-las ou não como uma maneira de se proteger do Covid-19.

Entre os diversos cuidados que se deve fazer para evitar se contaminar com esse vírus, tirar a barba pode ser mais uma dessas iniciativas para manter a higiene e assim evitar pegar o coronavírus. Porém engana-se quem pensa que somente os homens devem tirar os pelos do rosto, segundo especialistas, as mulheres também precisam redobrar a atenção com relação a esse assunto preocupante.

O infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Igor Marinho, que também trabalha como coordenador médico do hospital da AACD, ele diz que o cuidado maior é para os profissionais de saúde que precisam utilizar máscaras.

Por causa da barba, a máscara pode perder a capacidade de filtrar o vírus e impurezas, além de prejudicar a vedação do material“, diz o especialista em infectologia durante entrevista concedida ao portal de notícias do UOL.

Ele diz ainda que uma boa forma de não propagar o novo coronavírus é uma boa higiene nos cabelos e isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Segundo o médico a população em geral precisa fazer uma boa lavagem nos fios que é suficiente para afastar o vírus e para não acreditarem em fake News que dizem que o PH do xampu não é suficiente para matar o vírus, isso é mentira.

As dicas de higiene expedidas pelo Ministério da Saúde devem ser seguidas a riscas, lavar bem as mãos no mínimo por 20 segundos e quando necessário, passar álcool em gel.