Urgente: Olimpíadas são adiadas pela primeira vez na história por conta do coronavírus

PUBLICIDADE

As Olimpíadas de Tokyo 2020 agora não são mais 2020, mas sim 2021. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico japonês em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 24 de março. O motivo é a pandemia do coronavírus, que faria com que muitos atletas  não pudessem competir nas datas anteriormente marcadas para os jogos, entre julho e agosto deste ano. 

Essa é a primeira vez na histórias que as Olimpíadas são adiadas. Por outras duas vezes, por conta das guerras mundiais, os jogos foram simplesmente cancelados pelas autoridades. Uma dessas vezes, inclusive, ocorreu no Japão, durante a segunda guerra mundial. O país foi bombardeado pelos Estados Unidos no final da segunda grande guerra e viu, na época, uma tragédia social sem precedentes.

As Olimpíadas foram adiadas depois de muita pressão por todo o planeta. Países como Estados Unidos e Canadá chegaram a ameaçar, inclusive, um possível boicote dos jogos. O motivo é que mesmo que a pandemia se controlasse nas próximas semanas não havia clima para a realização dos jogos, sem falar nos eventos preparatórios para o evento. 

Muitos atletas não conseguiriam ir para as Olimpíadas por falta de classificação pela falta de realização dos eventos pré-olímpicos. Apesar do adiamento das  Olimpíadas, ainda não há uma nova data para que os jogos sejam realizados. 

As últimas Olimpíadas realizadas no mundo foram justamente a do Rio de Janeiro, ocorrida em 2016. O nosso país também pressionou o governo japonês para o adiamento ou cancelamento dos jogos.