Luto: morre famoso desenhista responsável por marcar a infância de milhões de pessoas

PUBLICIDADE

Esta terça-feira (24) amanhece com uma triste notícia: falece, aos 92 anos de idade, Albert Uderzo, um dos responsáveis pela criação da banda desenhada de Asterix, vítima de parada cardíaca.

O desenhista estava dormindo em sua casa na hora da sua morte. Segundo informações de Bernard de Choisy, seu cunhado, a morte não teria ligação com o novo coronavírus, doença que vem assolando o mundo atualmente. “Ele estava muito cansado há várias semanas”, disse Bernard à AFP.

Uderzo tinha uma preferência assumida pelo personagem Obelix. Foi responsável por dar vida a 24 livros da saga, sendo o livro mais traduzido do mundo, de acordo com o jornal L’OBS.

Após a morte de Goscinny em 1977, seu companheiro na produção da banda desenhada, Uderzo se recusou por muito tempo a continuar desenhando a saga sem seu amigo. Mas, mudou de ideia, e sozinho, no período de 1980 a 2005, produziu 8 livros.

No ano de 2011, o bastão foi passado a pessoas mais jovens, porém, era supervisionado pelo desenhista. Amigos e fãs recorreram às redes sociais para prestarem sua homenagem ao homem que criou a história que esteve presente em suas infâncias.

As bandas desenhadas, ou como são popularmente conhecida, os desenhos de quadrinhos, marcaram presença na vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. A saga Asterix teve 370 milhões de exemplares vendidos em vários países, além de ser traduzida para 111 idiomas e dialetos.

A última obra, A filha de Vercingétorix, dirigida por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, teve seu lançamento em 2019 e celebrou o 60º aniversário da primeira edição.