Estudo calcula qual a chance de você ter a forma grave do coronavírus; números são assustadores

PUBLICIDADE

Um estudo realizado por médicos chineses, revela qual a chance de cada tipo de paciente desenvolver a forma grave do coronavírus. Após os 50 anos de idade, por exemplo, as chances de desenvolver o coronavírus grave aumentam em cerca de 2,6 vezes. A pesquisa envolveu mais de 50 mil pacientes que foram infectados pela doença no país. 

De todos os pacientes, 55% deles eram homens e 45% mulheres. Também são os homens que tem mais chances de desenvolver uma forma ruim da doença. Nesse caso, eles tem 1,3 vezes mais chances de progredir para a forma grave que as mulheres. Já o tabagismo aumenta as chances em 1,7 vezes de desenvolver a COVID-19  de forma grave. Enquanto a pressão alta aumenta em 2,6 vezes. 

A situação mais dramática do coronavírus ocorre na Itália, que tem 60 milhões de habitantes. Por lá, quase 64 mil habitantes já passaram por testes e a infecção foi confirmada. Isso dá um caso a cerca de 1000 pessoas. Dos que desenvolvem a doença, por lá, a taxa de mortalidade está próxima dos 10%. São 6.077. 

No mundo, são quase 400 mil casos confirmados da doença e pouco mais de 16 mil mortes. A taxa de mortalidade no planeta é bem menor do que na Itália, chegando a cerca de 4% dos pacientes confirmados da doença.

Existem estudos, no entanto, que indicam que para cada paciente confirmado de coronavírus existem pelo menos dez pessoas que estão com a COVID-19 e não passaram por essa confirmação. Se esses estudos forem levados ao conta, em todo o planeta, já seriam cerca de quatro milhões de indivíduos que desenvolveram o coronavírus.