Brasileiro processa presidente da China por coronavírus e pede indenização ao Brasil

PUBLICIDADE

O presidente da China, Xi Jinping, que se cuide. Isso porque um brasileiro de Rondônia decidiu processá-lo. O motivo são os danos que a China teria causado ao Brasil por conta do coronavírus. Ele pede uma indenização de R$ 5 bilhões, que poderia ser usado no tratamento dos doentes da COVID-19. No mundo, o coronavírus já matou mais de 14,5 mil pessoas, infectando outras mais de 300 mil. 

O brasileiro, que é um contabilista, diz no processo que o presidente da China teria omitido informações do Brasil, não contando que o vírus que estava por lá era bastante forte e que poderia fazer de vítimas fatais a um descontrole total da economia brasileira, que já passa há anos por problemas. 

A China tem noticiado o coronavírus na mídia desde o final do ano passado e foi o primeiro país, de fato, a ter um surto da doença, que mais tarde seria classificada como pandemia. Atualmente, a COVID-19 está quase sobre controle no país e na última semana teve poucos casos de transmissão local. 

O processo envolvendo o presidente chinês foi noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo, que decidiu procurar especialistas. Advogados ouvidos disseram que a ação seria “sem pé nem cabeça” e que seria o maior absurdo jurídico que eles já ouviram falar, tratando de dizer que o brasileiro não teria chances contra o presidente da China. 

Apesar disso, o contabilista de Rondônia não está sozinho. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além do deputado federal, Eduardo Bolsonaro, fizeram críticas à China em relação ao vírus.