Urgente: eleições municipais podem ser adiadas por coronavírus

PUBLICIDADE

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu que as eleições sejam adiadas no Brasil. Em outubro, ocorreria as eleições municipais no Brasil, elegendo assim vereadores e prefeitos em todo o território nacional. O motivo é a crise do coronavírus, que já infectou mais de 1.200 pessoas no país. 

De acordo com Mandetta, essa seria uma maneira de evitar que o jogo político atrapalhasse o cuidado relacionado à doença. Ele pediu que o Congresso Nacional fizesse essa análise o mais rapidamente possível. 

“Está na hora de o Congresso olhar e falar: “olha, adia (as eleições)”. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político. Não esqueçam disso”, disse o ministro temendo que muita gente se aproveite da situação para ganhar votos e, pior, que o foco da coisa seja esquecido.  

Por conta do coronavírus, Mandetta virou o principal ministro de Bolsonaro. Ele que era quase apagado, virou o principal agente público em meio à crise, como é de se esperar em um momento tão complicado. 

O ministro ainda revelou que é necessário dialogar entre as partes da federação e que não adianta o governo federal mandar uma verba para ser investida em uma tal região, se nela não é aplicada de modo inteligente esse dinheiro. Vale lembrar que, recentemente, o Congresso Nacional aprovou o decreto de calamidade pública no Brasil, que permite o país gastar além do orçamento com o objetivo de amenizar a crise do coronavírus.