Adolescente com coronavírus é detido ao ir em festas e jogar futebol, contaminando pessoas

PUBLICIDADE

Um estudante de 18 anos teve a prisão domiciliar decretada após desrespeitar o isolamento forçado por causa do novo coronavírus. Ele deveria se manter em quarentena na cidade de Torres, no Litoral Norte do RS, mas desobedeceu a ordem. O rapaz recebeu o diagnóstico da Covid-19, e suas atitudes colocaram em risco a vida de outras pessoas.

A Justiça havia decretado a medida mais cedo, no mesmo dia de sua prisão domiciliar, que aconteceu na noite deste sábado (22). Ele foi capturado pelos policiais na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do estado. Adriano Koehler Pinto, delegado que cuidou do caso, declarou que o rapaz está desautorizado a sair de casa por prazo ainda indeterminado.

As atitudes de desobediência do adolescente diante de seu contágio pelo novo coronavírus fez com que ele fosse enquadrado nos artigos 267 e 268 do Código Penal, que falam sobre causar epidemia e propagação de doença contagiosa, respectivamente.

O estudante havia feito uma viagem para a Irlanda, e retornou para o Brasil no último dia 12. Com sintomas semelhantes aos da Covid-19, fez exames que testaram positivo para a contaminação pelo agente infecioso. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (18), e a partir daí ele estaria obrigado a se manter em quarentena.

Entretanto, dias antes do resultado chegar, o rapaz participou de partidas de futebol, foi a festas e ainda fez serviços em uma barbearia da cidade. “Nós tivemos acesso a uma rede social e ele comentou que se ele estaria infectado, outros poderiam estar”, narrou o delegado.