Ásia registra segunda onda do coronavírus, após falar em controle da doença

PUBLICIDADE

A Ásia acreditava que já estava livre do coronavírus, após a China registrar até alguns dias seguidos sem nenhum contágio por transmissão local. No entanto, diferente da China, que chegou a confirmar só um novo  caso de transmissão local neste domingo, 22 de março, os outros países da região já vivem uma segunda onda da COVID-19. É o que mostra uma matéria do portal de notícias UOL. 

A doença que está obrigando boa parte do planeta a ficar em quarentena já fez em todo o mundo mais de 13,5 mil mortes. O número não para de subir e agora, a cada dia, as mortes tem superado a quantia de mil. Só na Itália, de sexta para sábado foram 800 mortos. O que preocupa especialistas, no entanto, é a segunda onda de coronavírus na Ásia. 

A maior parte das novas infecções está ocorrendo por visitas de pessoas que estão vindo de outros países, onde a doença começa a se alastrar agora. Singapura, por exemplo, elevou o número de casos, após ser elogiada pela pouca quantidade de contágios no país. Agora já são mais de 400 casos confirmados. 

Já em Hong Kong, onde acreditava-se que a doença estava sob controle, o número de casos dobrou em uma semana, acendendo novamente o alerta vermelho das autoridades.

O chamado “reino do sudeste asiático” tinha até o dia 15 de março 114 casos. Mesmo após o que acreditou ser o fim da pandemia por lá, o número aumentou e muito. Agora são 599 casos. O que o mundo tenta entender é como a China conseguiu praticamente zerar a transmissão local, depois de um surto tão rápido e assustador.