Como age o coronavírus que pode contaminar todos os brasileiros em 40 dias

PUBLICIDADE

A pandemia mundial do novo coronavírus está deixando todas as pessoas do Brasil e do mundo em alerta, somente no Brasil foram confirmados 1.178 casos até a manhã deste último domingo (22), no mundo já são quase 310 mil casos.

Segundo informações que foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, se a proporção atual de contaminação se manter no ritmo que está, todas as pessoas do país devem contrair o Covid-19 em 40 dias. O estudo confirma que a maioria dos casos serão assintomáticos, o pico da doença deve acontecer entre os dias 28 e 29 de abril.

O novo coronavírus começa agindo com as inflamações das mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, a garganta e o nariz. Segundo a OMS, os sintomas mais comuns são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre e falta de ar.

O que difere principalmente o Covid-19 de uma gripe comum é a rapidez com que ela se propaga, visto isso foi rapidamente classificada como uma pandemia mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Depois que o vírus atinge as vias respiratórias superiores, ele segue pela faringe, chegando até os brônquios e os pulmões, desenvolvendo assim a pneumonia. É nesse ponto que ela atinge principalmente as pessoas idosas, asmáticas e diabéticas, ou as que tem o sistema imunológico comprometido.

O combate do sistema imunológico é tão intenso que ele começa a causar febre na pessoa, já a resposta do organismo são tosses e espirros. Outros órgãos podem ser atingidos nessa infeção, caso ele segue por outros caminhos do corpo humano. Um dos agravantes desse contágio do Covid-19 é que muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, a pessoa saudável pode contrair o vírus, o sistema imunológico se encarrega de se defender, porém ela pode transmitir isso para muitas pessoas.