in

Como age o coronavírus que pode contaminar todos os brasileiros em 40 dias

BiologiaNet / TechTudo
Publicidade

A pandemia mundial do novo coronavírus está deixando todas as pessoas do Brasil e do mundo em alerta, somente no Brasil foram confirmados 1.178 casos até a manhã deste último domingo (22), no mundo já são quase 310 mil casos.

Segundo informações que foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, se a proporção atual de contaminação se manter no ritmo que está, todas as pessoas do país devem contrair o Covid-19 em 40 dias. O estudo confirma que a maioria dos casos serão assintomáticos, o pico da doença deve acontecer entre os dias 28 e 29 de abril.

O novo coronavírus começa agindo com as inflamações das mucosas das vias aéreas respiratórias superiores, a garganta e o nariz. Segundo a OMS, os sintomas mais comuns são: tosse seca, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal, febre e falta de ar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O que difere principalmente o Covid-19 de uma gripe comum é a rapidez com que ela se propaga, visto isso foi rapidamente classificada como uma pandemia mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Depois que o vírus atinge as vias respiratórias superiores, ele segue pela faringe, chegando até os brônquios e os pulmões, desenvolvendo assim a pneumonia. É nesse ponto que ela atinge principalmente as pessoas idosas, asmáticas e diabéticas, ou as que tem o sistema imunológico comprometido.

O combate do sistema imunológico é tão intenso que ele começa a causar febre na pessoa, já a resposta do organismo são tosses e espirros. Outros órgãos podem ser atingidos nessa infeção, caso ele segue por outros caminhos do corpo humano. Um dos agravantes desse contágio do Covid-19 é que muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, a pessoa saudável pode contrair o vírus, o sistema imunológico se encarrega de se defender, porém ela pode transmitir isso para muitas pessoas.

Publicidade
Publicidade
Nado News

Escrito por Nado News

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail [email protected] .