Desesperados, moradores de favelas no Rio temem chegada do coronavírus em meio ao caos

PUBLICIDADE

As autoridades brasileiras estão pedindo que toda população lave muito bem as mãos, com água e sabão, porque esta é uma das melhores formas de evitar o contágio. É preciso lavar as mãos várias vezes no decorrer do dia, um método que para muitos é algo bem simples, mas para os moradores das favelas no Rio de Janeiro é algo complicado pois muitas destas comunidades não contam com o abastecimento regular de água.

Muitas famílias precisam andar muito para conseguir alguns baldes de água e tomam banham agachados em uma bacia porque é preciso economizar cada gota. Esta água na bacia depois servirá para dar descarga, mas a roupa suja fica esperando uma solução.

É neste cenário que milhares de pessoas aguardam a chegada do coronavírus e ficam sem saber como poderão se defender, já que não contam nem com o básico para viverem. A falta de água e a aglomeração é tudo que o novo coronavírus precisa para se reproduzir, ou seja, ela vai se dar muito bem nas favelas se algo não for feito urgentemente.

Muitos moradores nas favelas já estão apavorados porque sabem de pessoas que estão tossindo, com febre e como todos moram colados um no outro, nem adianta muito ficar trancado dentro de casa. Alguns vão aos postos de saúde, mas estes locais não contam com testes para o novo coronavírus então a pessoa volta para a casa pequena, onde mora com a família e fica imaginando se os demais estão sendo infectados.

Especialistas afirmam que a pandemia no Brasil está começando e quem olha para as favelas no Rio de Janeiro entende muito bem o que isto quer dizer.