Mortes e imprevistos pelo coronavírus atingem a Globo; ações emergenciais inéditas são tomadas

PUBLICIDADE

Por causa da pandemia internacional vivida pelo novo coronavírus, a Globo tomou uma medida austera fazendo algo que jamais havia pensado: tirar suas novelas do ar, o grande produto vendido pela emissora em sua grade de horários. Na próxima segunda-feira (23), a trama das nove – Amor de Mãe – será tirada do ar e substituída por reprises. Da mesma forma, as demais tramas da casa serão suspensas até o próximo dia 30 – Éramos Seis acaba e Salve-se quem Puder também para. Todas serão substituídas por reprises.

A situação mostra que a pandemia pelo novo coronavírus é algo jamais visto na história do país. Desde sua existência, a emissora nunca tirou nenhuma novela do ar – pelo menos de maneira voluntária – embora o mundo já tenha enfrentado outras muitas crises durante este período.

Um fato semelhante aconteceu em 1975, no auge do Regime Militar, quando o governo obrigou que a emissora não exibisse a trama Roque Santeiro, produção de Dias Gomes, poucos dias antes de sua estreia. Para preencher a lacuna deixada na grade de programação, foi exibida aos telespectadores a reprise de Selva de Pedra, de Janete Clair.

Mas desta vez a decisão foi totalmente diferente, pois ocorreu de forma voluntária, e paralisou novelas que já estavam em andamento, abrangendo todos os folhetins da casa. A atitude da emissora vem sendo bastante elogiada no combate ao novo coronavírus, sendo a primeira do país a tomar medidas preventivas contra a pandemia.

Além da proibição de auditório em seus programas, funcionários estão sendo dispensados para casa, sobretudo os que se encontram no classificado grupo de risco, os acima de 60 anos e com problemas imunológicos. Ana Maria Braga, por exemplo, que enfrenta tratamentos oncológicos, teve o Mais Você tirado do ar.