Olimpíada de 2020 fica ‘insustentável’ por causa do coronavírus

PUBLICIDADE

O coronavírus não para de fazer vítimas. Ao todo, no mundo, são cerca de 300 mil contaminados com a doença pelo mundo. O número de mortos já chega a quase 13 mil. Só a Itália já tinha 4.825 mortes até a tarde deste sábado, 21 de março. Outros países, como nos Estados Unidos, já tem mais de 200 mortos. 

No entanto, isso tudo interfere e muito no calendário esportivo. Praticamente todas as competições de alto nível no mundo estão canceladas temporariamente no mundo. Isso deve demorar mais algumas semanas ou mundo para acontecer. Não é atoa que a Olimpíada 2020 entrou em uma situação ‘insustentável’. As informações são do portal de notícias UOL.

A pressão internacional para que as olimpíadas sejam canceladas acentuou-se. Agora os atletas da natação e do atletismo dos Estados Unidos, líderes da modalidade, já exigem que o Comitê Olímpico Internacional (COI) não só adie a olimpíada de Tokyo, como também o faça isso rapidamente. A Olimpíada agora pode acontecer apenas em 2020. Com isso Tokyo 2020 viraria Tokyo 2021. 

Juntaram-se aos atletas dos Estados Unidos, alguns comitês de outros países, como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que vê agora a pandemia fazer os primeiros efeitos aqui no Brasil. Por aqui, são mais de 1000 infectados e 18 pessoas mortas. 

O comitê olímpico japonês tenta evitar, ao máximo, a palavra “cancelamento”, mas o adiamento já é certo por lá. Não há olimpíada sem atletas e o Japão correria o risco de disputar apenas com atletas da Ásia, o que faria dos jogos um campeonato regional.