Coronavírus: com medo dos brasileiros, paraguaios tomam medida desesperada e cavam valas

PUBLICIDADE

O Paraguai está preocupado com o novo coronavírus e tem tomado medidas drásticas com o objetivo de impedir visitantes de outros países que possam estar contaminados com o agente infeccioso. Um movimento comunitário está cavando o solo na cidade de Ypejhú, na fronteira com o município sul-mato-grossense de Paranhos. Com a ajuda de retroescavadeiras, estão sendo cavadas valas largas e profundas para cercar a fronteira do país.

Os trabalhos da comunidade tiveram início no último dia 20, de acordo com moradores da cidade fronteiriça. O governo do Paraguai decretou que todo o país está em quarentena, com o objetivo de conter o avanço do coronavírus, até o dia 12 de abril.

Em outros pontos da fronteira entre Brasil e Paraguai, os moradores estão fazendo barricadas impedindo que brasileiros entrem para o país vizinho. Em Pedro Juan Caballero, vizinha à brasileira Ponta Porã, moradores colocaram pneus, fitas e tambores para impedir a passagem de veículos e pedestres.

O exército do país sul-americano está monitorando as fronteiras. A Ponte da Amizade que liga os dois países foi fechada, de acordo com decisão do presidente do Paraguai. No país, foram registrados 18 casos até o momento e uma morte.

Em Pedro Jaun Caballero, as autoridades estão mantendo um rigoroso sistema de proteção contra a entrada de imigrantes. Somente os paraguaios estão autorizados a passarem pela fronteira. Nesta sexta-feira (20), as medidas de proteção foram ampliadas e estão bem mais rigorosas. O presidente decretou o isolamento total dos moradores pelo prazo de uma semana.