Com a pandemia, Globo afasta jornalistas idosos como Chico Pinheiro e Tramontina

PUBLICIDADE

O surto do Coronavírus fez com que a Rede Globo viesse a tomar mais uma medida drástica. A partir deste sábado (21), todos os jornalistas que tem mais de 60 anos serão afastados das suas atividades na emissora. A decisão afeta apresentadores renomados, como Chico Pinheiro, Carlos Tramontina e Leilane Neubarth.

A medida que já foi confirmada pela Rede Globo, também inclui profissionais que não aparece na frente das câmeras, como editores, produtores e cinegrafistas. Esses profissionais terão que ficar confinados nas suas casas. Caso necessitem, farão reportagens ou entradas ao vivo através de conexões de internet.

A decisão do diretor-geral de jornalismo, Ali Kamel, não inclui profissionais do Esporte, mas estes já estão prejudicados devido a interrupções das competições.

O objetivo da emissora é proteger os profissionais que estão dentro do grupo de risco do Covid-19, uma vez que as estatísticas apontam que a mortalidade é maior na terceira idade. Alguns fatores como diabetes, câncer e hipertensão aumentam os riscos em todas as idades.

A medida protetiva vai fazer com que a Globo mexa ainda mais nas escalas dos jornalistas. No início da semana, a emissora alterou os plantões do Jornal Nacional e cancelou o rodízio dos jornalistas das afiliadas do Brasil. Depois, afastou provisoriamente jornalistas que moram no Estado de São Paulo para evitar viagens até o Rio de Janeiro, como Maria Júlia Coutinho, César Tralli e Rodrigo Bocardi.

Dessa maneira, a emissora evita que esses profissionais fiquem em aviões e aeroportos, como aconteceu com Carlos Magno do Estado do Piauí, que foi internado em estado grave e respira com ajuda de aparelhos. No dia 08 de março, ele ficou mais de nove horas no aeroporto de Congonhas na cidade de São Paulo, depois que apresentou o JN na noite anterior.