Todos nós devemos contrair o coronavírus em 40 dias, segundo cálculos de jornal

PUBLICIDADE

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, segundo a proporção atual como o coronavírus tem crescido no Brasil, em cerca de 40 dias todos os brasileiros devem estar com o coronavírus. A grande maioria deles não deve ter qualquer sintoma da doença. O jornal estima que entre os dias 28 e 29 de abril deve então ocorrer o pico da doença.

A previsão do jornal é parecida com o que a Alemanha já anunciou, que mais de dois terços da população teriam a doença. Por lá, no entanto, a taxa de mortalidade é a mais baixa da Europa, 1 em cada grupo de 335 pessoas. Já na Itália, seguindo os números oficiais da doença, a taxa de mortes é de 8%, seguindo o número de resultados da Covid-19.

No entanto, nem na Itália e, provavelmente em lugar nenhum, nem todas as pessoas fazem o teste para o coronavírus. Isso não significa que as pessoas não estejam com a doença. Exatamente, por isso, o confinamento é extremamente importante, evitando assim que muitos casos da doença lotem os hospitais.

Sem evitar o confinamento, o número de mortes por essa e por outras doenças pode aumentar não exatamente pelo poder da doença, mas pelo caos no sistema de saúde. Uma pessoa que se acidenta de carro, por exemplo, correria o risco de não ter atendimento em um hospital superlotado com pacientes de coronavírus.

Também não haveria UTIs, respiradores e até leitos suficientes. No Brasil, até o momento, são 12 mortes para cerca de mil casos da doença. No mundo, o número de mortos já chega a doze mil, em meio a quase 300 mil infectados.