Globo decide tirar do ar Miriam Leitão, crítica de Bolsonaro, após anos

PUBLICIDADE

A TV Globo decidiu afastar do ar por tempo indeterminado uma das suas principais comentaristas políticas, a jornalista Miriam Leitão. A informação foi confirmada pelo site Notícias da TV, em matéria publicada neste sábado, 21 de março. O motivo é o coronavírus, que afeta principalmente as pessoas com mais idade. A faixa acima dos 60 anos de idade é, justamente, a que tem gerado mais mortes.

Miriam Leitão é uma das principais críticas do governo do presidente Jair Bolsonaro, que segundo pesquisas, tem perdido apoio em meio à forma como tem conduzido as ações para combater a pandemia. Alguns governadores, como o do Rio e de São Paulo, tomaram atitudes na frente do presidente. No caso do Rio, Wilson Witzel, chegou a decretar o fechamento dos aeroportos, o que é competência apenas federal.

Além de Miriam Leitão, outros apresentadores, como Chico Pinheiro, Carlos Tramontina, Zileide Silva e Leilane Neiberth também já não aparecerão mais no ar a partir deste sábado. Eles serão substituídos por outros nomes da emissora.

Alguns nomes com menos de 60 anos de idade também estão entre aqueles que deixarão de aparecer no ar, como o caso da jornalista Ana Luiza Guimarães, que recentemente teve um câncer.

No Brasil, já são quase 1000 casos de coronavírus confirmados no Brasil e 11 mortes, mantendo uma média de mortalidade de cerca de 1%. Em alguns países, a mortalidade está mais acentuada, como é o caso da Itália. Por lá, são 47 mil casos confirmados da Covid-19 e pouco mais de quatro mil mortes, dando uma taxa de mortalidade de quase 8%.