Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre riscos para bebês, crianças e grávidas

PUBLICIDADE

Os casos de coronavírus não param de crescer no Brasil e no mundo. Só no país já foram registrados 904 casos confirmados das doenças, sendo que 11 deles levaram o paciente a óbito e apenas dois foram curados.

Em meio a essa pandemia que acontece no Brasil e no mundo, muitas pessoas se questionam sobre quais os riscos reais para grávidas, bebês e crianças. Como já dito em várias notícias, os maiores grupos de risco até então são de idosos, diabéticos, asmáticos e hipertensos. Grávidas e crianças estão de fora da lista.

Até o momento não há nenhum dado concreto que aponte porque os Covid-19 não está tão agressivo para bebês, crianças e grávidas, ao contrário de outros tipos de influenza que são muito perigosas.

Estudos apontam que não há riscos sérios para esse grupo, lembrando que gestantes passam por diversas mudanças hormonais nesse período, o que enfraquece o sistema imunológico delas, tornando-as mais propensas a adoecer por algum tipo de gripe ou resfriado. Porém, os cuidados de prevenção em mulheres gestantes devem ser redobrados, afinal nenhum estudo ainda confirmou algo a respeito disso.

Quanto às crianças, elas são as menos suscetíveis a apresentar sinais graves da doença com taxa de mortalidade igual a zero. Pesquisadores acreditam que seja pelo motivo do sistema imunológico da criança estar em pleno desenvolvimento, tornando-as mais fortes no combater ao vírus. Mesmo que nada seja comprovado, a atenção com as crianças deve ser redobrada, não só para evitar que ela adoeça, mas que ela não seja portadora do vírus para outra pessoa.