Necrotério cheio e cemitério fechado: o drama que Bergamo vive em meio ao coronavírus

PUBLICIDADE

O mundo vive uma pandemia do novo coronavírus que é altamente contagioso. Na Itália, a situação se encontra muito delicada, e uma imagem surpreendeu a web nesta quarta-feira (18).

Na foto, uma longa fila de caminhões do exército transportam caixões que estão vindo de Borgo Pallazo, um distrito de Bergamo, na Itália. O motivo dessa transferência, é que devido ao alto número de mortos pelo coronavírus, o necrotério da cidade não conseguiu comportar a demanda.

A província de Bergamo é a mais afetada do país. O crematório local, que é o único, funciona 24 horas por dias, mas nem assim conseguiu dar conta de tantas vítimas da Covid-19.

Giorgio Gori, prefeito da cidade, decidiu que o cemitério local deveria ser fechado, e para isso, emitiu uma ordenança. É a primeira vez que essa medida é tomada após a Segunda Guerra Mundial. A solução para lidar com a superlotação está sendo o transporte das vítimas para outras regiões, onde existem cidades que se manifestaram em receber os corpos.

Dados oficiais da doença na Itália e no Brasil

Os números oficiais da Itália são de 41.035 casos confirmados, e 3.405 mortes. Porém, Giorgio Gori alega que este número pode ser muito mais alto, devido a morte de várias pessoas que tinham sintomas compatíveis com as do Covid-19, mas antes de ser feito os devidos testes.

No Brasil, até o momento, são 640 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da doença. Vale ressaltar que as medidas de precaução que estão sendo repassadas, como o isolamento domiciliar e o uso de álcool em gel são de suma importância nesse momento.