Grêmio estima prejuízo milionário por causa do coronavírus e presidente desabafa

PUBLICIDADE

A situação do futebol brasileiro pode se complicar devido à paralisação obrigatória por causa do novo coronavírus. O covid-19 começou a disseminar a partir da China e atingiu muitos países em todo o mundo. No Brasil, o vírus chegou a poucos dias e seis mortes já foram registradas até o momento.

Devido ao coronavírus, o futebol brasileiro está paralisado. Praticamente todos os Estaduais foram suspensos, além das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol. Não há previsão de quando os jogos voltarão e nem o que será feito com o calendário.

O Grêmio, que tinha jogos do Campeonato Gaúcho e da Copa Libertadores da América marcados para os próximos dias, já prevê uma crise econômica. “Estimamos uma perda entre R$ 20 e 25 milhões nos próximos três meses, dependendo do cenário. Vamos ter que repactuar contratos com fornecedores e acordos já existentes”, afirmou o presidente do clube, Romildo Bolzan Jr.

O Tricolor vai perder dinheiro, principalmente, na Libertadores. Cada partida disputada em casa rende 1 milhão de dólares de bonificação ao clube mandante do jogo. Além disso, há o dinheiro da renda da partida. Os jogos na Libertadores costumam contar com casas cheias.

Ainda não há previsão de quando tudo voltará ao normal. Considerando o cenário chinês, três meses é o tempo mínimo para que as coisas comecem a se normalizar. Neste período, o futebol deve ficar parado. Salários de jogadores e outros profissionais, porém, continuarão a ser pagos pelos clubes.