Médicos do Rio e de São Paulo são infectados por coronavírus e situação preocupa

PUBLICIDADE

Pelo menos dois hospitais, um do estado do Rio de Janeiro e outro de São Paulo, já registraram o contágio de seus profissionais da saúde com pacientes que apresentam o coronavírus. O Hospital Universitário da Uerj, no Rio, por exemplo, tem dois dos seus médicos infectados pela doença. Um desses pacientes está em estado grave, correndo assim risco de morte.

Coronavírus também faz vítimas na área da saúde

Curiosamente, no Hospital da Uerj não há casos de outros pacientes com sintomas do coronavírus. No estado do Rio de Janeiro, até a tarde desta quarta-feira, 18 de março, eram confirmados quase 50 casos da doença. Algumas mortes no estado já estão sendo investigadas que podem ser da doença, mas ainda não há confirmação.

Ronaldo Damião, diretor do hospital, falou sobre o assunto. “À medida em que a pandemia avançar, é provável que tenhamos casos, mas isso não está acontecendo agora”, explicou ele.

O hospital da Uerj disse em nota enviada ao UOL que está preparado para receber pacientes com a Covid-19, caso necessário. “O hospital reservou enfermaria específica para esses pacientes, com dez leitos equipados com suporte respiratório. Há outros cinco leitos para isolamento. Além disso, na próxima semana, mais 15 leitos estarão disponíveis”, disse o hospital ao falar sobre o tema à imprensa.

Essa situação, é claro, não é uma exclusividade do Brasil. Nos outros países em que a doença foi registrada, muitos médicos acabaram perdendo a vida na luta tentando salvar dezenas de milhares de pacientes com a doença.