‘Fake news’ sobre o coronavírus que abalaram o mundo da bola

PUBLICIDADE

No mundo do futebol existe uma tendência de surgir boatos a cerca de assuntos sérios que podem ter um sério dano ao jogador ou ao time. Apesar de haver um perigo muito grande para a pessoa difamada, sempre surgem especulações, na maioria das vezes sem fundamentos. Com o coronavírus não foi diferente. Assim que o surto da doença aconteceu uma série de jogadores foram envoltos em ‘fake news’ que firmavam que eles estavam doentes.

O primeiro atleta que se viu envolvido nas mentiras da imprensa que publicou boatos sem fundamentos, foi o jogador francês Kylian Mbappé. O jogador do Paris Saint-Germain teve seu nome envolvido como sendo o primeiro caso do vírus dentro do futebol. As notícias saíram antes do jogo entre Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund pela Champions League. A grande imprensa havia divulgado que o atleta estava com febre e dor de garganta e que tinha feito o teste do coronavírus, mas no fim de tudo o teste deu negativo.

Atletas envolvidos em fake news

O Zagueiro Daniele Rugani fez o teste e deu positivo para coronavírus, foi o motivo perfeito para que a grande imprensa classificasse que todos os integrantes do time da Juventus estariam com a doença. O jogador argentino Paulo Dybala foi um dos juventinos apontados como portador do vírus, mas a informação foi imediatamente desmentida por Paulo, ele usou suas redes sociais para afirmar que estava bem e tudo não passava de invenção.

Outro costume que a mídia tem é de aumentar uma situação para parecer mais comovente. Saiu uma notícia dizendo que na comissão técnica do clube Ajax estavam todos infectados, a verdade é que eles foram colocados em quarentena para prevenção, pois haviam tido contato com um ex jogador que teve o teste positivo.

Nem Cristiano Ronaldo ficou ileso

Cristiano Ronaldo também foi alvo dessas notícias enganosas. Saiu na mídia que ele cederia sua rede de hotéis para funcionarem como hospitais específicos para o tratamento da pandemia, no dia seguinte a notícia foi desmentida por seus assessores.