Coronavírus deve crescer 15 vezes em uma semana no Brasil e números são catastróficos

PUBLICIDADE

O coronavírus tem feito vítimas em todo o mundo. Até a manhã desta quarta-feira, 18 de março, os casos oficiais da doença eram em torno de 300 em todo o país. Seguindo estudos baseados em como se comporta a doença no mundo, pesquisadores da PUC-Rio estimam que até o dia 26, ou seja, sexta-feira que vem, o país terá um boom de mais de 15 vezes a doença. 

Eles calculam que seguindo o cenário pior, o país terá 4.970 casos em todo o país. Algumas cidades, no entanto, vão concentrar os casos. O estado de São Paulo, por exemplo, até sexta-feira que vem deve ter 3.380 casos, enquanto o Rio de Janeiro pouco menos de 900. Outras cerca de mil pessoas devem ter a doença confirmadas nos demais estados da federação, onde a doença demorou mais a ser revelada. 

Os pesquisadores utilizaram a curva de crescimento de todos os países que estão com a doença em andamento. No melhor dos cenários, o país terá até sexta-feira que vem mais de 2.300 casos. Seguindo a média geral da doença, serão 3.750. Os números do pior cenário se baseiam na proliferação da doença. 

Por enquanto, o Brasil tem registrado mais casos oficiais do que o início da doença no país europeu, o que é esperado, já que a população aqui é bem maior do que a do país europeu. 

Hoje o governo federal fará uma coletiva de imprensa para falar sobre o que está sendo feito para tentar combater a Covid-19. Essa coletiva deve ter a participação dos ministros e do presidente da república, Jair Bolsonaro, que tem sido criticado por desdenhar a doença que matou cerca de 8 mil pessoas no mundo.