Mais quatro pacientes morrem com sintomas do coronavírus no Brasil

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde, até o momento, registrou a morte de um brasileiro por coronavírus no país. Um médico de 62 anos, diabético e com quadro de hipertensão não resistiu à doença e acabou falecendo.

O número ainda não aumentou, mas tem muita tendência a crescer, pois quatro pessoas morreram com sintomas do coronavírus no estado de São Paulo. O Governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (17), que seriam investigadas as mortes.

Os pacientes estariam internados no mesmo hospital particular em que a primeira vítima fatal do covid-19 estava. O homem que faleceu com a doença teria sentido os sintomas no dia 10 de março, sendo internado quatro dias depois e morrendo nesta segunda-feira, 16 de março. O rapaz, no entanto, não tinha histórico de viagens.

O infectologista David Uip, que é coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, divulgou que terá um pedido ao Ministério Público para reduzir o tempo de quarentena dos infectados. O tempo deve passar de quatorze para apenas 10 dias, pois o vírus estaria tendo um tempo de encubação menor.

O número de pacientes graves no Brasil tem aumentado muito e o Sistema Único de Saúde (SUS) tomará medidas para novos 1.400 leitos serem criados em São Paulo, com objetivo de controlar este surto, considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não há uma informação correta da porcentagem de pacientes graves no Brasil. O Governo do Estado de São Paulo, no entanto, divulgou que cerca de 5% dos pacientes que contraem o vírus podem estar em estado grave.