Especialistas apontam os 3 principais sintomas do coronavírus em bebês e crianças

PUBLICIDADE

O coronavírus (COVID-19) tem provocado grande preocupação no mundo inteiro. A OMS – Organização Mundial de Saúde, já deixou claro que o planeta está passando por uma pandemia deste novo vírus. Por esse motivo, é extremamente importante ter todas as informações corretas sobre a doença. Como prevenir, os sintomas e o tratamento correto do COVID-19.

Os especialistas da AAP – Academia Americana de Pediatria deram mais informações sobre o COVID-19 e os efeitos nos bebês e crianças. Até o momento os pequenos saudáveis não são parte do grupo de risco para a enfermidade. Apesar disso, os pais precisam ter as informações certas para evitar que os filhos possam contrair a doença.

Afinal de contas, eles podem transmitir para aqueles que fazem parte do grupo de risco. Os principais sintomas da doença são a febre (que pode ser leve ou severa), tosse (também pode variar de leve a severa) e dificuldade respiratória, que pode variar de leve a severa. Por isso, se o seu filho tiver sido exposto a alguma pessoa portadora do coronavírus e apresente alguns dos sintomas, procure logo a ajuda de um pediatra.

Segundo a AAP, Para proteger sua família do COVID-19 é preciso alguns cuidados simples, que estão diretamente ligados a higiene e bom senso. Abaixo estão algumas dessas dicas para ajudar a prevenir a doença e tentar manter a família segura.

Higienização das mãos

Lavar as mãos com frequência é uma das maiores recomendações dos especialistas. A lavagem deve ocorrer por pelo menos 20 segundos para uma boa eficácia. Caso não tenha água e sabão à disposição, use álcool em gel que tenha concentração 70%.

Evitar aglomerações

Nesse momento em que o surto do coronavírus se espalha com rapidez, o ideal é manter as crianças longe de pessoas que estejam doentes. Caso os pequenos tenham alguma doença, eles devem ser mantidos em casa. A recomendação é que a população evite qualquer tipo de aglomeração.

Etiqueta da gripe

O correto é usar a mesma recomendação da etiqueta da gripe. Por isso, ensine aos filhos que quando tossir ou espirrar deve-se cobrir o rosto com os braços e não com as mãos ou usar um lenço de papel.

Ambientes

A casa deve ser mantida bem arejada e limpa, e os ambientes precisam estar bem ventilados. Além disso, não se deve compartilhar nenhum tipo de objeto pessoal.