Você recebeu receita de álcool gel caseiro? Não faça, o dano pode ser irreversível

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus está tirando o sono de muitas pessoas. É comum as epidemias provocarem pânico generalizado, principalmente quando ainda não se tem conhecimento total sobre a doença, como é o caso do coronavírus.

A preocupação com o avanço da doença fez com que os estoques de álcool gel em muitos lugares se esgotassem. Além disso, o preço do produto também subiu. Em alguns lugares ainda é possível encontrar o álcool de 90 gramas por mais de R$ 10, devido à alta demanda. 

Com o aumento do preço e até mesmo a falta do produto na praça, algumas receitas caseiras começaram a circular pelas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp. Algumas delas recomendam que a pessoa produza o seu próprio álcool gel a partir do álcool líquido concentrado, mas pouca gente sabe dos riscos associados à produção caseira do produto. 

Quais os riscos associados à produção caseira de álcool gel? 

Desde 26/03/2013, uma determinação da Anvisa entrou em vigor e proibiu a circulação do álcool líquido com graduação maior que 54° GL (46,3 INPM), em sua forma mais inflamável. Sendo assim, o álcool em alta graduação só poderá ser vendido na forma de gel. Mesmo com a proibição, o álcool etílico hidratado 92,8 INPM é facilmente encontrado nas prateleiras de pequenos supermercados, sem qualquer critério ou restrição de compra. 

A maioria das receitas caseiras de álcool gel que circulam nas redes sociais indicam a utilização do álcool etílico hidratado 92,8 INPM. Quando utilizado o álcool líquido em elevadas concentrações, os riscos de incêndio, queimaduras, irritação na pele e mucosas aumentam substancialmente. Além disso, os demais ingredientes das receitas que supostamente transformariam o álcool líquido em gel, ao invés de eliminar microrganismos pode potencializar sua proliferação. 

Outro fator importante é que o álcool gel industrializado é antisséptico, segue rigorosos padrões de fabricação, padronização, regularidade e qualidade dos produtos, e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. 

Qual outro produto posso utilizar contra o coronavírus? 

As autoridades de saúde recomendam, além do álcool gel, a lavagem com água e sabão. Os sabões e detergentes possuem propriedades químicas capazes de remover grande parte da flora microbiana na superfície da pele.