Urgente: centenas de presos fogem da cadeia em rebelião motivada pelo coronavírus, em SP

PUBLICIDADE

O coronavírus já afeta as cadeias brasileiras e centenas de presos fugiram de, ao menos, cinco penitenciárias do estado de São Paulo. As informações são iniciais e repassadas pelo site da Revista Veja, que atualizou o conteúdo por volta das 20h, no horário de Brasília,  desta segunda-feira, 16 de março.

As penitenciárias onde as rebeliões e as fugas de presos foram registradas ficam em Mongaguá (Baixada Santista), Taubaté (Vale do Paraíba), Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis (interior de São Paulo). Os dados foram confirmados pelo sindicato dos penitenciários, que convivem agora com um momento complicado, ter que conviver com os detentos ainda mais isolados devido à Covid-19. 

Um presídio localizado no litoral paulista também tem fuga. Todas elas são para presos do chamado regime semiaberto, na qual os detentos, no geral, passam a noite na cadeia, ou, como é a maioria dos casos desses presos, tem direito às saidinhas em datas comemorativas, além de receberem visitas frequentes. 

Por conta do coronavírus, as visitas aos presos foram suspensas. Essas saidinhas também. A saída de Páscoa, por exemplo, já foi cancelada. O presidente do sindicado dos profissionais que trabalham em penitenciárias falou sobre o assunto à Veja.  “Muitos já estavam preparados para sair. Aí ficaram revoltados”, afirmou Fabio Jabá à reportagem. 

São Paulo não é o único estado com mudanças devido ao coronavírus. O Rio de Janeiro tomou atitudes parecidas, que tem sido  seguidas pelo resto do país e, é claro, do mundo.