O mundo inteiro precisa se isolar imediatamente, avisa OMS em alerta de urgência

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 16 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma coletiva de imprensa de urgência em meio ao Coronavírus. A organização mandou que todos os governos do mundo ajam imediatamente e pediu que as pessoas sejam mantidas em confinamento o máximo possível. A revelação foi feita em uma coletiva quente, que ainda trouxe a informação de que, diferente de antes, agora o coronavírus já mata crianças. 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde disse que é necessário aumentar os testes para Coronavírus para tentar analisar melhor a epidemia. A determinação vai contra o que está sendo feito em países como o Brasil nesse momento, que determinou que em estados onde já há a transmissão local (aquela em que não se pode mais determinar quem contaminou quem) não sejam realizados testes de detecção, a não ser em casos mais graves. 

“Temos uma mensagem simples para todos os países: testem, testem, testem. Testem todo caso suspeito de covid-19. Se o teste der positivo, isole [a pessoa] e descubra quem esteve em contato com ela em até dois dias antes dos primeiros sintomas e os testem também”, disse Tedros ao falar sobre o assunto. 

Outro temor da Organização é que se a doença se alastrar pessoas já vulneráveis, como população com  HIV e crianças desnutridas, podem ser as novas vítimas do problema. 

Em todo o mundo, são quase sete mil mortes confirmadas da doença. No Brasil, até a tarde desta segunda-feira eram 200 casos confirmados da Covid-19, mas ainda sem mortes.