Estudo revela: seus posts no Facebook podem mostrar quando você irá ao hospital

PUBLICIDADE

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina Perelman, da Universidade da Pensilvânia, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, realizou um estudo interessante sobre as postagens feitas no Facebook e o resultado foi divulgado nesta última quinta-feira, dia 12, na revista Nature Scientific Reports.

A pesquisa foi realizada com 2.015 pacientes em um hospital e todos aceitaram participar mostrando seus posts no Facebook e também os registros médicos. Destas pessoas, 419 foram a um pronto-socorro recentemente, sendo que as postagens feitas por ela dois meses e meio antes passaram por uma análise que verificou determinadas mudanças ao longo do tempo.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrirem que a maioria parte dos pacientes passou por uma mudança na forma de postar antes de procurar um pronto-socorro. Antes de irem ao médico, estas pessoas eram menos propensas a usarem palavras relacionadas ao lazer, como: brincar, divertir e cochilar.

O autor do estudo informou que quando há uma diminuição da linguagem informal e um aumento da linguagem relacionada à ansiedade, pode ser que a pessoa esteja perto de procurar ajuda médica.

Parece que ficamos mais graves e sérios quando não estamos bem. Quando a saúde está em baixa, a necessidade de pertencimento aumenta e aparece no que se publica nas mídias sociais“, informou um dos envolvidos no estudo.

Além de ficar de olho na forma como estão os posts, é preciso tomar outros cuidados para saber se está tudo bem com a saúde, além de manter uma boa alimentação, dormir sempre o necessário, beber muita água e claro, não abandonar as atividades físicas.