Mortes pelo coronavírus mais que dobram em um único dia

PUBLICIDADE

De acordo com autoridades espanholas, há mais de 8.000 confirmações de pessoas infectadas pelo coronavírus. São, no total, 288 mortes, até então.

Esse número total dobrou de um dia para o outro. Por conta desse alarmante índice, a Espanha juntou-se à Itália, e declarou estado de emergência por duas semanas.

Os espanhois foram orientados a ficarem dentro de casa, com exceção para comprar alimentos ou medicamentos, irem para o trabalho, para aqueles que não puderem fazer home office, ou irem para o hospital ou alguma emergência médica.

Pedro Sanches, primeiro-ministro espanhol, cuja esposa testou positivo para o coronavírus, afirmou: “A partir de agora entramos em uma nova fase.”

Nós não vamos hesitar em fazer o que precisa ser feito para combater o vírus. Estamos colocando a saúde em primeiro lugar“, afirmou o primeiro-ministro.

Em Barcelona, pessoas que se aventuraram a sair de casa para comprar pão na padaria, formaram longas filas com 1 metro de distância entre cada pessoa para reduzir o risco de contágio.

A polícia patrulhou parques e orientou as pessoas que estavam passeando para retornarem para suas casas. De acordo com o prefeito da cidade de Barcelona, Ada Colau, o estado de emergência é necessário para unificar os esforços. “Se mostrarmos solidariedade e pensarmos um no outro, podemos superar isso“, afirmou.

Antes de entrar em estado de emergência em todo o país, o governo havia declarado as áreas de Madrid e La Rioja, e os municípios de La Bastida e Vitória, e Miranda de Ebro, como os locais onde a transmissão do coronavírus dava-se através da comunidade, ou seja, pessoas que não tinham viajado para fora do país ou ido em áreas de risco já estavam transmitindo o vírus.