Urgente: Justiça proíbe missas no Santuário Nacional de Aparecida por coronavírus

PUBLICIDADE

A Justiça emitiu uma determinação neste sábado (14) proibindo a realização de missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida, que fica na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo.

Essa decisão foi tomada por conta do aumento do número de casos e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o mundo, bem como no Brasil. Mesmo que a celebração de missas esteja suspensa, a visitação dos fieis ao templo religioso segue liberada até o momento.

Essa ação divulgada na tarde deste sábado teve como proponente o Ministério Público. Quem acatou essa decisão foi a juíza Luciene Bela Ferreira Allemand, aceitando esse pedido caracterizado em uma liminar para a suspensão da realização de missas no Santuário Nacional, que é reconhecido como o maior templo mariano de todo o planeta.

Em um trecho da decisão é dito que por conta da ameaça de contaminação e por disseminação da doença, essa medida é de saúde pública, para evitar uma maior exposição de diversas pessoas ao vírus, como as suas consequências. Por fim, defere-se o impedimento de quaisquer eventos no Santuário Nacional de Aparecida.

Essa suspensão tem um prazo de 20 dias, mas caso haja necessidade, ela pode ser prorrogada em uma data ainda não mencionada. Esse prazo estipula até as celebrações da Sexta-Feira Santa e Páscoa no Santuário.

A última missa realizada no Santuário Nacional aconteceu ao meio dia nesse sábado. A Basílica de Aparecida tem a capacidade de comportar cerca de 35 mil pessoas em torno do Altar Central, local principal de celebrações no templo religioso.