Igreja Católica determina suspensão de missas por causa do coronavírus e preocupa fiéis

PUBLICIDADE

Dom João Inácio Muller, arcebispo metropolitano de Campinas, determinou que todas as missas nas igrejas católicas da cidade devem ser canceladas por causa do novo coronavírus. De acordo com o arcebispo, ele está cumprindo o que foi exigido pelo poder público municipal, que determinou a suspensão dos eventos que contam com um grande número de pessoas.

Nesta segunda-feira, dia 16, a portaria será publicada no Diário Oficial e estes eventos não poderão ser realizados. André Heinemann, advogado da Arquidiocese de Campinas, disse que o decreto visa proibir a aglomeração de pessoas, por isso as missas serão suspensas também.

Os batizados e casamentos que já foram marcados serão mantidos, mas sempre tomando cuidado para evitar aglomeração de pessoas, ou seja, quanto menos convidados, melhor. As igrejas católicas continuarão abertas no decorrer do dia, recebendo os fiéis que quiserem fazer suas orações.

Ainda segundo o arcebispo de Campinas, todos os padres receberam recomendações para rezarem as missas de forma privada, de acordo com o que é previsto pelas leis da Igreja Católica.

Usemos sempre o bom senso. Ajudemos as pessoas. Nada de nos apavorar demais, porque ainda não temos epidemia em Campinas. O que estamos fazendo é justamente para evitar tudo isso“, disse Dom João Inácio Muller.

Os padres já haviam sido orientados a suspender o ‘abraço da paz’ e também pedir aos fiéis que rezassem o Pai Nosso sem dar as mãos. Em outras cidades do país as missas seguem normalmente, pelo menos por enquanto.