Grêmio pode ser punido na Libertadores após torcedor imitar um macaco para os colorados

PUBLICIDADE

Um dos maiores clássicos do planeta, o Grenal das Américas pela Libertadores, terminou em lamentáveis cenas de pancadaria na última quinta-feira (12). A rivalidade extrapolou os limites do futebol, manchando a beleza do espetáculo. Entre os torcedores, momentos reprováveis também foram flagrados, reacendendo as discussões sobre o racismo.

Um torcedor do Grêmio foi flagrado se dirigindo ofensivamente contra a torcida colorada, imitando um gesto de macaco, ato considerado uma injúria racial. A prática é relativamente comum por parte dos tricolores, os quais costumam se referir ao Internacional como “time de macacos”.

O torcedor em questão tomou a atitude após receber ofensas em forma de xingamentos por parte da torcida adversária. Para se vingar, ele começou a imitar o animal, fazendo gestos com as mãos. Ao chegarem no estádio para a partida, os torcedores colorados foram recebidos com cânticos do tipo: “Olha a festa, macaco, torcida é coração. Quem não canta é amargo, nunca vai sair campeão…”, com palavrões na sequência.

No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver os torcedores do Internacional respondendo as ofensas recebidas a partir de um canto em que se associa o time do Grêmio a um clube de torcedores racistas. Vale lembrar que a diretoria do Tricolor Imortal pratica campanhas frequentes com o objetivo de confrontar os atos de injúria racial.

Até o momento, a Conmebol ainda não se pronunciou com relação ao caso de racismo. O Grêmio poderá ser responsabilizado pela infração, tendo em vista que é a entidade quem gerencia o torneio continental.