Brasil precisa parar em 7 dias para evitar que coronavírus seja uma catástrofe, dizem cientistas

PUBLICIDADE

O coronavírus tem assustado muitas pessoas. No Brasil, segundo dados da imprensa, mais de 100 casos já foram confirmados no país e matemáticos garantem que, caso nada ser feito, esses números dobram a cada três dias. Por isso, cientistas garantem que o Brasil precisa parar daqui a sete dias, ou no mais tardar, em 20 dias. Caso isso não seja realizado, a pandemia pode virar uma catástrofe no país.

A Folha de São Paulo ouviu neste sábado, 14 de março, especialistas sobre o tema. Eles garantiram que impedir a livre circulação de pessoas é necessário nesse momento. Com isso, essa pode ser a última semana em que a livre circulação continua no país inteiro. No entanto, outros estados já saíram na frente.

O Rio de Janeiro anunciou a antecipação das férias escolares. Durante duas semanas, no  estado, não haverá aulas nas unidades particulares e públicas. Em São Paulo, a parada das aulas também vai acontecer, mas em esquema gradual, que será anunciado diariamente. 

Mas não é somente as escolas que vão parar. Igrejas, teatros, cinemas também precisam fechar as portas. Já ambientes de trabalho só necessitam funcionar se realmente necessários à sobrevivência de todos. Nesses ambientes, enquadram-se supermercados, farmácias, polícia, bombeiros e hospitais. 

Setores do chamado terceiro serviço, como cabeleireiro, spa, maquiadores também devem parar. Do contrário, especialistas garantem que o vírus tornaria-se uma grande catástrofe e o Brasil poderia viver momentos como os da Itália, onde já há mais de 1200 mortos por conta da doença.