Em função do coronavírus, Trump tomará ação realizada apenas duas vezes desde 1960

PUBLICIDADE

Em meio à pandemia do coronavírus, Donald Trump deverá declarar uma emergência nacional para acelerar a resposta à crescente crise.

Isso implica em invocar a Lei Stafford, que faz com que mais recursos do governo federal seja destinado aos estados e municípios.

Os senadores democratas solicitaram essa lei e também outras declarações de desastre, que, de acordo com eles, irá liberar cerca de US$ 42 bilhões do Fundo de Ajuda em Desastres americano.

Inicialmente, Donald Trump desconsiderou a gravidade do coronavírus e chegou a dizer que o governo tinha o surto sob controle. E acredita-se que essa liberação seja uma mudança do presidente na forma de encarar tal situação.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1238478818135945216?s=20

Nos Estados Unidos, são mais de 1.700 casos confirmados, com 41 mortes, até esta sexta-feira, 13. O estado americano de Kansas reportou o primeiro óbito devido ao vírus na quinta-feira, 12, de acordo com a governadora Laura Kelly.

Essa declaração de Trump implica que os estados solicitem uma verba significativa a mais para despesas que incluem, mas não se limitam, exames médicos, equipes de emergência, suprimentos médicos, vacinas, segurança para hospitais e instalações médicas.

Apenas em duas ocasiões na história, desde 1960, tais recursos foram liberados para ameaça à saúde pública.

Essa declaração de sexta-feira, 13, vem depois que uma análise do USA Today afirmar que os Estados Unidos ficarão sem leitos nos hospitais caso mais casos se confirmem.