Cansaço constante pode ser sinal de grave problema de saúde

PUBLICIDADE

É normal uma pessoa se sentir cansada após um dia de trabalho árduo. Afinal de contas, isso costuma acontecer com a grande maioria da população, mas se mesmo depois de ter uma noite de sono tranquila a pessoa ainda se sentir cansada pode ser indício de que algo não vai muito bem.

Sentir cansaço constantemente, mesmo após o fim de semana ou logo depois de sair da cama não é algo que possa ser considerado normal. Inclusive, pode até mesmo ser sinal de algum tipo de doença mais séria. A verdade é que o cansaço é um sinal natural do organismo devido à correria ocasionada pelo estresse diário.

Contudo, quando ele se torna algo constante, o ideal é investigar para saber se não existe algo errado com a saúde. As tarefas excessivas e preocupações diárias, a agenda cheia e a correria do mundo atual acabam deixando qualquer indivíduo cansado. Porém, nesse tipo de situação o cansaço na maioria das vezes é pontual, ou seja, melhora depois de um período de descanso.

Caso isso não ocorra e a sensação de cansaço perdure por longo período provocando desanimo para realização das tarefas mais simples, é importante buscar a ajuda de um profissional para avaliar possíveis causas.

“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios de sono, estresse, depressão, hipotireoidismo, anemia, carência de determinadas vitaminas, doenças cardiovasculares e pulmonares, infecções e até tumores”, disse o especialista, o neurologista Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

Procurar o profissional de saúde é importante para encontrar as causas do problema e ter um tratamento adequado. Portanto, fique atento aos sintomas e procura ajuda de um médico.