O Orkut voltou! Fãs celebram o retorno, mas não é bem como muitos esperavam; entenda

PUBLICIDADE

Embora tenha encerrado suas atividades em 2014, o extinto Orkut ainda carrega consigo uma legião de fãs que guardam com saudade e nostalgia os tempos da rede social, uma das pioneiras no universo até então pouco desbravado da internet. Em meio a pedidos e clamores pelo seu retorno, uma notícia despertou atenção em muita gente, acreditando que pudesse se tratar de uma ressurreição da plataforma.

Na manhã do último sábado (7), um misterioso aplicativo que carregava a logomarca e o nome Orkut ficou disponível para download nas lojas dos principais sistemas operacionais, como a Google Play. A informação se disseminou com rapidez pela web, e em poucas horas mais de dez mil pessoas já haviam baixado.

Para a tristeza de muitos, logo ao abrir o aplicativo, surgia um breve esclarecimento. A plataforma em questão não tinha qualquer vínculo com o Google, seu então prioritário, tampouco as mesmas funcionalidades, sendo mero mal entendido. Na sequência, uma série de memes começaram a surgir nas demais redes sociais, ironizando a situação.

“Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”, foi a mensagem deixada pelos desenvolvedores.

A ideia é recriar a antiga rede social do zero. Sem vínculo com o Google, não será possível restabelecer os antigos dados. Fãs nostálgicos demonstraram satisfação em ter contato novamente com o layout, mas ainda não se sabe por quanto tempo a plataforma ficará no ar, sobretudo por questões de direitos do uso da marca.