Casos de Coronavírus crescem 300% no Brasil e perigo pode estar até em notas

PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) surpreendeu ao revelar, nesta quinta-feira, 5 de março, que o Covid-19, o Coronavírus, pode ser transmitido até por notas de dinheiro. A recomendação dada pela entidade é que as pessoas, após manipularem notas, lavem bem as mãos. A revelação foi feita no dia em que os casos confirmados no Brasil deram um salto.

Até o início da quarta-feira eram dois casos confirmados. Pouco mais de 24 horas depois, o Ministério da Saúde confirmou que já foram diagnosticados oito casos de Coronavírus no Brasil. Com o salto, houve um aumento de 300% nas confirmações da doença. Esse aumento, segundo especialista, era previsto.

Dos oito casos, dois são de pessoas que não viajaram para fora do Brasil. Ou seja, 25% dos casos foram contraídos aqui mesmo no país, de pessoas que não viajaram para o exterior. Atualmente, os países mais infectados pelo vírus são a China e a Itália. No mundo, já são mais de três mil mortes por conta do problema.

Dinheiro pode transmitir Coronavírus, diz OMS

Quando até o dinheiro vira vilão nos casos do Coronavírus, o jeito é usar a tecnologia. Especialistas recomendam usar cartão de crédito, mas hoje existem opções de compra por QR-Code. E, claro, sempre lavar as mãos quando precisar manipular as notas.

O Banco da Inglaterra, como mostra uma matéria do R7, já reconheceu que as notas “podem transportar bactérias ou vírus” e solicitou para que as pessoas passem a lavar as mãos regularmente. Outra opção é usar o álcool em gel. Ele já está em falta em muitas farmácias no Brasil.