Vídeos: chuva causa tragédia na Baixada Santista e desabamento de terra deixa 12 mortos

PUBLICIDADE

Chove forte na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo. O temporal que caiu na madrugada desta terça-feira (13) causou muito estrago e devastou famílias em cidades como Guarujá, Santos e São Vicente, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

As informações que chegam da Baixada Santista são tristes. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há 46 pessoas desaparecidas na região após deslizamento de terra. Não é possível confirmar se estas pessoas foram soterradas, mas as buscas continuam.

Até o momento, 12 mortes foram confirmadas. No Guarujá, um bombeiro morreu e outro está soterrado. A morte do socorrista ocorreu no Morro do Macaco Molhado. Ele trabalhava no resgate a pessoas que ficaram soterradas. O homem do Corpo de Bombeiros teve parada cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos.

Santos é uma das cidades mais afetadas. Ao todo, a cidade tem 17 morros. Houve 70 ocorrências registradas. Cerca de 100 homens do Corpo de Bombeiros e 29 viaturas trabalham no resgate. A lama tomou conta de muitas ruas e retroescavadeiras são utilizadas para retirar os entulhos.

https://twitter.com/skrturrea/status/1234689979785326595

Nas redes sociais, há muitos vídeos sobre o forte temporal que caiu na Baixada Santista. Em um deles, passageiros de um ônibus se desesperaram com a entrada forte da água dentro do veículo. Outros vídeos mostram ruas alagas devido à forte chuva que caiu e continua a cair na região.

Os moradores da região também estão desesperados com o ocorrido. A Defesa Civil orientou muitas pessoas a abandonarem suas casas. Há grande risco de voltar para áreas localizadas nas encostas do morro.