O ator que há 9 anos faz o papel de pai de uma menina, sem ela saber a verdade

PUBLICIDADE

Quando ele não está apresentando aparências inesperadas no último filme de Guerra nas Estrelas, Werner Herzog está vasculhando o mundo em busca de assuntos documentais estranhos e únicos. Em seu último filme, Family Romance, o diretor vencedor do Oscar está voltando sua atenção para a indústria japonesa de alugar uma família, onde as empresas designam atores para imitar os papéis de amigos e familiares. 

Situado em Tóquio, o filme segue Yuichi Ishii, que dirige a Family Romance LCC, uma empresa especializada em famílias falsas há mais de 11 anos. Suas ofertas são bastante surreais – de alugar um pai falso a contratar atores para encenar uma filmagem de paparazzi ou empregar um namorado falso para levar para um jantar em família.

O documentário de Herzog é um “filme mais estranho que o de ficção“, que consiste em uma série de fragmentos de roteiro que dão uma olhada nos bastidores dessa indústria bizarra e de seus clientes. Explorando o conceito de solidão, o cineasta lança uma luz sobre a desconfortável verdade do isolamento, expondo algumas histórias extraordinárias – e incomuns.

A BBC Brasil entrevistou Yuichi Ishii, dono da empresa, que falou sobre a necessidade de criá-la em um ambiente como o Japão, onde a necessidade de aceitação é grande. 

Entre os papéis mais incomuns interpretados pelo ator está ser pai de uma menina. Essa função já é desempenhada há 9 anos. “Prefiro nem pensar no que faria se ela descobrisse. Oitenta por cento de mim torcem para que ela aceite bem isso e me agradeça por ter sido seu pai. Os outros 20% acham que ela vai ficar arrasada”, diz o dono da empresa.