7 opções para substituir o sal nas refeiçoes de forma saudável e saborosa

PUBLICIDADE

O sal é um dos ingredientes fundamentais na culinária, pois é responsável por realçar o saber da comida. Contudo, abusar desse ingrediente pode ser extremamente prejudicial à saúde. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a quantidade de sal que deve ser ingerida por um adulto saudável é de 5 gramas ao dia.

É bom frisar que o sal não é nosso inimigo, pois é fonte de iodo e a falta deste tipo de nutriente no corpo pode provocar problemas na glândula tireoide. No entanto, se ele for ingerido em grande quantidade pode provocar aumento considerável da pressão arterial, podendo desta maneira causar complicações no futuro.

Uma forma de reduzir a quantidade de sódio é usando ervas, especiarias e condimentos. Portanto, é possível fazer pratos saudáveis e saborosos sem exagerar no sal. O importante é colocar a criatividade em prática e procurar alternativas para substituir esse ingrediente nas preparações dos alimentos.

Esse artigo vai dar sete dicas saudáveis e deliciosas para dar uma incrementada nas receitas, deixando os pratos com um sabor marcante.

Alho

Esse tempero é apreciado pela maioria das pessoas. Rico em potássio e alicina, é ótimo para combater fungos, vírus e bactérias. Ele também ajuda na redução da pressão arterial facilitando a circulação do sangue.

Salsa

Mais conhecida popularmente como salsinha, esse tempero é rico em várias vitaminas, cálcio e minerais. Também atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, colabora com o funcionamento dos rins, prevenindo cálculos renais.

Curry

Esse tempero indiano acabou se adaptando bem na culinária brasileira. Pode ser usado para temperar carnes, mariscos, legumes e arroz, sendo uma excelente opção para substituir o sal.

Pimenta-do-reino

Ela contém propriedades analgésicas naturais, que podem atuar aliviando dores e até mesmo inibir crescimento de células tumorais. Também ajuda a melhorar o fluxo do sangue.

Louro

É um excelente tempero e combina muito com ensopados, feijão, assados e marinados. Tem propriedades diuréticas, analgésicas e ajuda a melhorar o trabalho do fígado.

Manjericão

Essa erva pode ser consumida tanto fresca como seca, sendo muito usado em molhos de salada e tomate. Também atua contra o envelhecimento precoce, diminuindo os danos oxidativos, diabetes e aterosclerose.

Orégano

Muito usado em massas, o orégano tem em sua composição ácidos graxos, flavonoides, fenólicos, lipídios e antocianinas. Suas propriedades auxiliam a combater distúrbios do trato gastrointestinal, melhorando também os níveis de glicose e colesterol.