7 opções para substituir o sal nas refeiçoes de forma saudável e saborosa

Leia também

6 famosos que não apoiam mais o presidente Jair Bolsonaro

Bolsonaro vem perdendo o apoio de apoiadores famosos após polêmicas no governo.

Mãe faz casinha de bonecas de papelão para filha, dribla falta dinheiro e resultado é incrível

Mesmo sem dinheiro, o resultado da criatividade e boa intenção deixou a filha feliz e internautas emocionados.

Vídeo: apresentador da Globo é detonado após ser flagrado em momento comprometedor

As autoridades insistem para que as pessoas fiquem dentro de casa e que saíam apenas por motivos urgentes.

Lembra do saradão de Fina Estampa? Aos 54 anos, suas fotos impressionam: ‘Lindo’

Ator, que mora na Califórnia com a família, relembra dura perda de uma filha e comove.
Publicidade

O sal é um dos ingredientes fundamentais na culinária, pois é responsável por realçar o saber da comida. Contudo, abusar desse ingrediente pode ser extremamente prejudicial à saúde. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a quantidade de sal que deve ser ingerida por um adulto saudável é de 5 gramas ao dia.

É bom frisar que o sal não é nosso inimigo, pois é fonte de iodo e a falta deste tipo de nutriente no corpo pode provocar problemas na glândula tireoide. No entanto, se ele for ingerido em grande quantidade pode provocar aumento considerável da pressão arterial, podendo desta maneira causar complicações no futuro.

Publicidade

Uma forma de reduzir a quantidade de sódio é usando ervas, especiarias e condimentos. Portanto, é possível fazer pratos saudáveis e saborosos sem exagerar no sal. O importante é colocar a criatividade em prática e procurar alternativas para substituir esse ingrediente nas preparações dos alimentos.

Publicidade

Esse artigo vai dar sete dicas saudáveis e deliciosas para dar uma incrementada nas receitas, deixando os pratos com um sabor marcante.

Publicidade

Alho

Esse tempero é apreciado pela maioria das pessoas. Rico em potássio e alicina, é ótimo para combater fungos, vírus e bactérias. Ele também ajuda na redução da pressão arterial facilitando a circulação do sangue.

Salsa

Mais conhecida popularmente como salsinha, esse tempero é rico em várias vitaminas, cálcio e minerais. Também atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, colabora com o funcionamento dos rins, prevenindo cálculos renais.

Curry

Esse tempero indiano acabou se adaptando bem na culinária brasileira. Pode ser usado para temperar carnes, mariscos, legumes e arroz, sendo uma excelente opção para substituir o sal.

Pimenta-do-reino

Ela contém propriedades analgésicas naturais, que podem atuar aliviando dores e até mesmo inibir crescimento de células tumorais. Também ajuda a melhorar o fluxo do sangue.

Louro

É um excelente tempero e combina muito com ensopados, feijão, assados e marinados. Tem propriedades diuréticas, analgésicas e ajuda a melhorar o trabalho do fígado.

Manjericão

Essa erva pode ser consumida tanto fresca como seca, sendo muito usado em molhos de salada e tomate. Também atua contra o envelhecimento precoce, diminuindo os danos oxidativos, diabetes e aterosclerose.

Orégano

Muito usado em massas, o orégano tem em sua composição ácidos graxos, flavonoides, fenólicos, lipídios e antocianinas. Suas propriedades auxiliam a combater distúrbios do trato gastrointestinal, melhorando também os níveis de glicose e colesterol.