Creche noturna é esperança para mães que buscam emprego e péssima para a criança

PUBLICIDADE

Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que criará as chamadas creches noturnas, que serão destinadas para as crianças de pessoas que precisam trabalhar ou estudar até mais tarde.

Só que, mesmo que haja essa necessidade prioritária de trabalho pelos pais, especialistas dizem que esse horário estendido é prejudicial para esses filhos. Inclusive uma cidade implantou esse modelo e precisou desistir. O município de Pomerode, em Santa Catarina, no sul do país, implantou esse modelo mas precisou fechar as portas por não ter demanda.

Esse projeto que foi aprovado pela prefeitura visa criar um turno adicional nas creches, sendo assim algumas unidades devem ficar abertas até por volta das 23h, recebendo crianças de pais que trabalham em horário diferenciado. Se isso for aprovado, São Paulo será a maior cidade do país com esse sistema de creches.

“Só tenho experiência em comércio. E as vagas que consigo são todas para o período da tarde e da noite, em shoppings. Já recusei várias ofertas boas, porque preciso buscar minha filha às 16h30 na creche” diz Bruna Reche, que precisa muito de deixar seu filho com alguém por um tempo estendido, pois segundo a mãe ela não tem com quem deixar o seu filho.

A fila de crianças esperando uma vaga em creches na capital paulista é de 9.670, para crianças que tem de zero a cinco anos. A fila diminuiu nesses últimos tempos depois de um convênio com outras instituições.

O vereador Gilberto Nascimento disse que essas creches não serão destinadas a pessoas que querem sair para festas e sim para quem trabalha, havendo também um plano pedagógico.